Elfyn Evans não vai estar à partida do Rali da Finlândia, próxima ronda do Mundial de Ralis (WRC). No passado fim-de-semana, o homem da M-Sport Ford participou no Rali da Estónia e acabou em quarto, mas sofreu uma lesão nas costas e recebeu conselhos médicos para não enfremtar um rali similar nas próximas semanas.
Acontece que a ronda finlandesa é rápida e tem saltos de alta velocidade com aterragens potencialmente fortes. Richard Millener, director de equipa da M-Sport Ford, esclareceu ao Motorsport.com a ausência de Evans da Finlândia:
– Dizer que estamos desapontados com esta novidade é um enorme eufemismo. Mas temos de respeitar o conselho que os especialistas nos deram. O Rali da Finlândia tem características similares e há potencial para agravar a lesão com um tipo de aterragem semelhante – não queremos fazer isso”.
Apesar deste contratempo, a M-Sport Ford alinha na mesma com três carros na Finlândia. Em vez de Evans vai ter Gus Greensmith, além de Teemu Suninen e de Hayden Paddon que terá uma participação especial para voltar ao WRC esporadicamente.
Millener salientou que Evans seria um dos candidatos a ganhar em Jyvaskyla: “O Elfyn é o nosso piloto número um e queremos que ele volte ao carro. Estamos 100 por cento com ele e, como dissemos, a frustração é enorme. Ele terminou em segundo na Finlândia há dois anos e, com a velocidade que temos visto dele, ele teria ido para lá como um dos favoritos”.
Sobre o facto de a M-Sport continuar com três carros mesmo após a lesão de Evans, Millener comentou
– Deixámos claro que queremos ser o mais competitivos possível em todas as rondas e é por isso que permanecemos com uma equipa de três carros. Esteve sempre no plano que o Gus rodasse num segundo evento num World Rally Car, portanto só acelerámos isso. Será verdadeiramente interessante ver como é o seu ritmo depois de óptimos momentos na sua primeira vez em Portugal. Ao mesmo tempo, temos mesmo sorte de ter também o Hayden connosco. Ele tem uma enorme experiência a este nível e vimos uma grande velocidade dele na Finlândia anteriormente”.