Charles Leclerc consumou a primeira vitória na Fórmula 1, e logo num palco tão mítico como Spa-Francorchamps no GP da Bélgica. O piloto liderou grande parte da prova mas teve de resistir à pressão final de Lewis Hamilton (Mercedes). Valtteri Bottas fechou o pódio no outro Mercedes.
Começo de corrida sem problemas para Leclerc, que manteve o comando partindo da pole position. Sebastian Vettel, por seu turno, foi ultrapassado por Hamilton, mas logo na recta Kemmel recuperou o segundo posto. Na primeira curva, Kimi Räikkönen (Alfa Romeo) encurralou Max Verstappen (Red Bull), os dois tocaram-se e o monolugar do holandês ficou com a suspensão dianteira direita partida. Verstappen continuou até Eau Rouge, mas acabou nas barreiras e abandonou. O safety car foi chamado a intervir, tendo existido também um incidente com Daniel Ricciardo (Renault).
O recomeço foi na quinta volta, já depois do abandono de Carlos Sainz (McLaren), e Leclerc começou imediatamente a distanciar-se no comando. Vettel ainda teve de suster a pressão de Hamilton, que por seu turno ainda foi ameaçado por Bottas. Em quinto seguia Lando Norris, da McLaren, que assim liderava o ‘segundo pelotão’.
Com Leclerc a escapar-se e a controlar nesta fase inicial, as lutas foram sobretudo no meio do pelotão, onde se encontrava por exemplo Alexander Albon (Red Bull) a tentar recuperar depois de partir do fundo da grelha. Na volta nove, Leclerc teve uma pequena saída de pista sem consequências demasiado nefastas na curva cinco, continuando a liderar com conforto.
O primeiro dos homens da frente a parar foi Vettel, que na volta 16 trocou os pneus macios com que partiu para médios. Voltou à pista em quinto, atrás de Hamilton, Bottas e Norris. Já na volta 22 foi Leclerc a fazer a paragem nas boxes, para cair para quinto atrás de Vettel. Os Mercedes de Hamilton e Bottas ficaram no topo, mas logo nas voltas subsequentes pararam caindo novamente para terceiro e quarto atrás dos Ferrari. Quando as paragens dos pilotos da frente ficaram concluídas, Vettel estava mais de três segundos na frente de Leclerc na volta 24, com Hamilton em terceiro, Bottas em quarto e Norris em quinto como ‘melhor dos outros’.
Depois de conseguir aproximar-se de Vettel, Leclerc recuperou mesmo o comando na volta 27, depois de a Ferrari ordenar o germânico para ceder a posição com vista a melhor proteger-se dos Mercedes que rodavam pouco atrás. Eficaz com os pneus médios, Hamilton começou a aproximar-se rapidamente dos Ferrari de Leclerc e Vettel, com este a ter a missão de dificultar a vida a Hamilton e proteger o comando de Leclerc.
LAP 29/44
— Formula 1 (@F1) 1 de setembro de 2019
Hamilton closing in rapidly on Vettel now in the battle for P2
The gap is just over half a second#F1 #BelgianGP pic.twitter.com/d9pzVDRYwP
Graças ao trabalho de Vettel, Leclerc conseguiu aproveitar para se distanciar bastante dos perseguidores, construindo uma margem superior a seis segundos. Na volta 32, Hamilton conseguiu mesmo ultrapassar Vettel para se lançar em perseguição de Leclerc. Vettel, em dificuldades evidentes com os pneus, foi forçado a parar para trocar para macios na volta 34, caindo para quarto atrás de Bottas. Na frente, Leclerc mantinha uma margem estável a rondar os sete segundos face a Hamilton.
Na fase final da corrida, Hamilton conseguiu reduzir de forma significativa a desvantagem face a Leclerc, lançando alguma incerteza quanto ao desfecho da corrida. Essa permaneceu até ao fim, mas Leclerc conseguiu resistir e assim triunfou pela primeira vez na carreira. Hamilton e Bottas fecharam o pódio, com Vettel em quarto. Albon ultrapassou Sergio Pérez (Racing Point) na última volta e assim acabou em quinto na estreia pela Red Bull beneficiando também do abandono tardio de Norris. Daniil Kvyat (Toro Rosso), Nico Hülkenberg (Renault), Pierre Gasly (Toro Rosso) e Lance Stroll (Racing Point) fecharam os lugares pontuáveis.
Resultados:
