O Mundial de Ralicross passou este fim-de-semana pela Suécia e Sebastian Eriksson alcançou o triunfo. O piloto do Ford da Olsberg MSE teve de sofrer até ao fim, com Kevin Hansen (Team Hansen MJP/Peugeot) a pressioná-lo, para segurar esta vitória caseira em Hölkesbanan. Reinis Nitiss (GRX Set/Hyundai) fechou o pódio.
Depois de ser o mais rápido das semifinais, Eriksson assumiu a liderança da final após a partida, enquanto quatro pilotos foram logo para a joker lap havendo uma renhida disputa entre Timmy Hansen (Team Hansen MJP/Peugeot) e Niclas Grönholm (GRX Taneco/Hyundai) no percurso alternativo, Nitiss e Kevin Abbring (ESmotorsport Labas GAS/Skoda) também cumpriram a joker lap, com o holandês a ficar na última posição. Assim, Eriksson e Kevin Hansen ficaram nas duas primeiras posições, ao passo que Timmy Hansen era terceiro e liderava o conjunto que já tinha cumprido a joker lap.
Na terceira volta, Kevin Hansen realizou a joker lap e perdeu posição para o irmão Timmy, embora tenha ficado ‘colado’ vindo a ultrapassar na volta seguinte na sequência de um furo sofrido por Timmy. Eriksson realziou a volta mais rápida do dia e foi depois para a joker lap voltando à pista normal tranquilamente no topo.
Com o azar que sofreu, Timmy Hansen caiu para quarto, sendo também superado por Nitiss. Abbring e Grönholm fechavam a classificação, mas pouco depoius também ultrapassaram Timmy Hansen. Na frente, a luta aquecia, com Kevin Hansen a aproximar-se de Eriksson. Chegou a última volta e Eriksson estava sob pressão, com Kevin Hansen colado à sua traseira.
Depois de um toque entre ambos na última curva, Eriksson conseguiu manter o controlo ‘in extremis’ para levar de vencida com 0,338s de avanço. Nitiss foi terceiro, Grönholm cortou a meta em quarto e Abbring em quinto, sendo Timmy Hansen a fechar a classificação.
Resultados:
