A primeira vitória de sempre da Toro Rosso na Fórmula 1 surgiu no GP de Itália de 2008 por Sebastian Vettel. Depois de 12 anos de espera, a formação italiana – já como AlphaTauri – conseguiu vencer pela segunda vez em 2020 com Pierre Gasly também em Monza. No entanto, a última época ultrapassou claramente a de 2008.
É o que entende o chefe de equipa Franz Tost, que ao site Motorsport.com lembrou que existiram mais resultados fortes em 2020 do que em 2008 – o que deixa a temporada passada na frente:
– Em 2008, sim, foi uma vitória fantástica com o Sebastian em Monza, mas não tivemos tantos bons resultados como em 2020. Não foi apenas a vitória em Monza. Existiram várias outras boas corridas que tivemos com o quarto lugar em Imola, o quinto lugar em Portimão. Fomos sextos no Bahrein e na Alemanha, sétimos na Áustria, Grã-Bretanha e Mugello. Não fizemos só uma corrida empolgante. Tivemos muitos bons resultados em corrida e isso deixou-nos muito à frente de 2008’.
Perante estes resultados, Tost não deixou de reconhecer os esforços da equipa e dos pilotos: ‘Em Faenza, a equipa de design, produção, trabalhou mesmo bem e está a compor-se. Estamos a ficar cada vez mais fortes em todos os aspetos do processo, mas também no que toca à disciplina e igualmente as operações em pista funcionaram bem. […]. Também temos dois bons pilotos. O Pierre [Gasly] melhorou muito. Ele agora alcançou um nível verdadeiramente alto. […]. Tenho de dizer que o carro funcionou desde o começo. As atualizações aerodinâmicas felizmente deram-nos uma vantagem e colocaram-nos mais à frente. Estes pontos juntos deram uma imagem clara com sucesso’.