Ao cabo de cinco classificativas, Elfyn Evans permanece na liderança do Rali da Suécia, segunda prova do Mundial de Ralis (WRC). Esta sexta-feira foi encurtada devido às condições meteorológicas, incluindo apenas quatro classificativas – rigorosamente as mesmas programadas para amanhã.
Depois de na parte da manhã ter assumido o comando, Evans manteve-se no topo na única classificativa realizada à tarde – Torsby Sprint, com apenas 2,80km. Ott Tänak (Hyundai) rubricou o melhor registo duas décimas acima de Evans e colocou-se na vice-liderança do rali a 8,5s do britânico.
Para tal ultrapassou Kalle Rovanperä. O jovem finlandês perdeu muito tempo depois de ter deixado o seu Toyota ‘calar-se’ no primeiro gancho e assim baixou a terceiro na geral. Em terceiro na PEC ficou Craig Breen (Hyundai), sendo o top cinco completado pelos Ford da M-Sport – Esapekka Lappi em quarto e Teemu Suninen em quinto.
Sébastien Ogier (Toyota) foi autor do sexto registo desta que seria a PEC 8 no plano original, à frente de Thierry Neuville (Hyundai). Isto permite-lhe continuar em quarto na classificação do rali. Em quinto segue Lappi, ao passo que Neuville – actual líder do WRC – acaba sexta-feira em sexto lugar.
Mads Østberg (Citroën) dominou o dia no WRC2: apesar de ter sido Ole Christian Veiby (Hyundai) a entrar melhor, Østberg fez os registos mais rápidos nas três classificativas seguintes e comanda 8,4s na frente do compatriota. Pontus Tidemand (Skoda) é terceiro a 18,3s da dianteira.
Top dez da geral após cinco classificativas:
