Mattias Ekström poderá falhar a ronda da Suécia do Mundial de Ralicross, que acontece na mesma data da prova de Norisring do DTM. No ano passado, o piloto foi autorizado pela Audi a fazer o inverso no último fim-de-semana de ambos os campeonatos para lutar pelo título do Mundial de Ralicross, que acabou por conquistar.
Nesta fase, Ekström está em segundo lugar do World RX com oportunidades de se sagrar bicampeão, mas também está bem colocado no DTM, a 37 pontos de distância do líder Lucas Auer. Assim, os resultados da ronda da Hungria do DTM, agendada para o próximo fim-de-semana, poderão ter influência na decisão final sobre o conflito de calendários de ambos os campeonatos no primeiro fim-de-semana de Julho.
O sueco admitiu ao site Motorsport.com que o cenário mais provável é dar prioridade ao DTM e ser rendido por PG Andersson no Ralicross: “Tens que colocar o nome do formulário de inscrição e há algumas regras de que não podes participar em mais de uma corrida no mesmo fim-de-semana, obviamente por causa de ser apenas uma pessoa. Neste momento o mais provável é que irei fazer o DTM em Norisring e o PG compita em Holjes. O bom é que a FIA fez uma mudança nas regras, portanto temos tempo para fazer uma correcção se quisermos, dependendo dos resultados de Budapeste das últimas provas do Mundial de Ralicross”.
Por seu turno, Dieter Gass, director desportivo da Audi, confirmou que a prioridade de Ekström é o DTM, mas confessou que a decisão não é fácil: “Em contraste com o ano passado, quando o conflito de calendário afectou a última ronda da época do DTM, temos um confronto de datas relativamente cedo em 2017. Será ainda mais difícil tomar uma decisão desta vez. No entanto, essencialmente o programa do DTM tem prioridade para o Mattias”.