14.3 C
Lisbon
18 Outubro 2018
Destaques Formula 1

Domínio valeu triunfo a Hamilton em Suzuka e título está muito perto

Lewis Hamilton foi um claro dominador no GP do Japão de Fórmula 1 ganhando pela quarta vez consecutiva para ficar a um curto passo do seu quinto título. Liderou toda a corrida na frente do colega da Mercedes Valtteri Bottas, que resistiu a Max Verstappen (Red Bull) nas últimas voltas. Sebastian Vettel envolveu-se num incidente com o holandês nas voltas iniciais e só conseguiu recuperar até sexto.

O arranque foi calmo, com Hamilton a conservar a liderança na frente de Bottas para se começar a distanciar desde logo. Verstaappen e Kimi Räikkönen (Ferrari) ficaram nas posições subsequentes, enquanto Vettel chegou ao quinto posto ainda na volta inaugural deixando para trás os Toro Rosso e o Haas de Romain Grosjean.

Ainda na primeira volta, Verstappen cometeu um erro na chicane final e no regresso à pista foi para cima de Räikkönen. Este foi forçado a ir à escapatória e Vettel aproveitou para ganhar mais um lugar subindo a quarto. Decorria a terceira volta quando o safety car foi chamado a intervir devido aos destroços deixados em pista pelo incidente entre Kevin Magnussen (Haas) e Charles Leclerc (Sauber). Durante a intervenção do safety car foi confirmada uma penalização de cinco segundos a Verstappen devido ao incidente.

O safety car saiu de pista no fim da sétima volta, com Hamilton a conservar a dianteira à frente de Bottas sem problemas. Instantes depois, em Spoon, Vettel tentou ultrapassar Verstappen e os dois colidiram no processo com o germânico a levar a pior ficando parado na escapatória. Isso valeu-lhe a queda para o fim do pelotão. Nas voltas subsequentes, houve alguma acalmia em pista: Hamilton distanciou-se gradualmente de Bottas, com Verstappen a ser terceiro e Räikkönen quarto, na frente do Haas de Grosjean.

À medida que a corrida progredia, as posições estabilizavam-se. Os quatro primeiros rodavam sozinhos e Hamilton dominava a prova como queria. Entretanto, Daniel Ricciardo (Red Bull) chegou a quinto vindo de 15.º. Na volta 18, Räikkönen foi o primeiro dos homens das posições cimeiras a ir às boxes, trocando para pneus médios. Caiu para décimo, mas era primeiro entre os que já tinham passado nas boxes.

Verstappen entrou nas boxes na volta 22 e cumpriu os cinco segundos de penalização, voltando à pista na frente de Räikkönen quando este já era sexto. Duas voltas depois foram Bottas e Ricciardo a trocarem de pneus, com o australiano a regressar à pista em quarto na frente de Räikkönen. Na 25.ª volta foi o líder Hamilton a parar, trocando de pneus sem contratempos para permanecer sólido no comando. Mais atrás, Vettel ia recuperando gradualmente. Parou na volta 27 para trocar de pneus caindo para 16.º, mas não demorou muito a reentrar no top dez. Na 34.ª volta estes eram os dez primeiros:

A prova já estava nas últimas 20 voltas e nada perturbava a corrida de domínio da Mercedes e de Hamilton. Bottas, por seu turno, viu Verstappen a aproximar-se. O abandono de Charles Leclerc (Sauber) na volta 40 motivou um curto período de safety car virtual para remover o monolugar. Depois deste, Verstappen continuou a pressionar Bottas, tendo sido a luta pelo segundo lugar que animou o fim da corrida. No entanto, o finlandês conseguiu manter-se na frente do rival.

Sem adversários à altura, Hamilton cortou a meta com confortáveis 12,919s para levar de vencida pela quarta vez seguida. Ricciardo protagonizou uma boa recuperação até ao quarto lugar final, enquanto Räikkönen fechou em quinto na frente de Vettel. Sergio Pérez (Racing Point Force India) superou Grosjean na luta por ‘melhor dos outros’ ao ser sétimo. O top dez foi encerrado por Esteban Ocon (Racing Point Force India) e Carlos Sainz (Renault), que nas últimas quatro voltas superou o Toro Rosso de Pierre Gasly impedindo a Honda de ver um dos monolugares com o seu motor a pontuar.

Resultados:

Créditos da imagem de capa: Wolfgang Wilhelm

Related posts

GP de Miami de F1 com mais um contratempo

Bernardo Matias

Ricciardo: Expectativa em torno de Verstappen pode ser bom para mim

Redacção

Hamilton: «Fomos capazes de concluir o nosso programa»

Goncalo Viegas

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com