A G-Drive dominou as 4 Horas de Barcelona, que marcaram o regresso das European Le Mans Series (ELMS) àquele traçado espanhol com uma prova que começou ao fim da tarde e terminou já de noite. Filipe Albuquerque, em dupla com Phil Hanson no Ligier #22 da United Autosports, teve uma prova árdua que acabou em sétimo lugar.
Roman Rusinov, no Aurus #26 da G-Drive, arrancou de terceiro mas ao cabo de pouco mais de meia hora já estava na frente da corrida. Quando Job van Uitert assumiu o cockpit conseguiu dilatar a margem, tal como fez Jean-Eric Vergne no seu turno. O gaulês, recém-coroado campeão de Fórmula E, transformou os cerca de 40 segundos de margem que tinha para uma volta de avanço no final.
Segundo posto para o Oreca #39 da Graff. A posição só ficou definida na parte final da prova, com Tristan Gommendy a consumar a ultrapassagem a Richard Bradley (Duqueine Engineering/Oreca #30) depois de este ter sido o principal oponente de Vergne na sequência do último período de full course yellow. Na luta pela vice-liderança também chegou a estar o Oreca #37 da Cool Racing, no qual Antonin Borga viu a meta em quarto.
A IDEC Sport fechou o top cinco com o Oreca #28, cujo resultado ficou comprometido por uma penalização de travessia da via das boxes e por um pião. Destaque para a Algarve Pro Racing, que colocou o seu Ligier #25 na sexta posição com Andrea Pizzitola, John Falb e Olivier Pla aos comandos.
Albuquerque concluiu as 4 Horas de Barcelona em sétimo. O 13.º posto à partida na sequência de um problema na qualificação deixava antever uma prova complicada para o luso e para o colega Hanson. A dupla não baixou os braços e conseguiu recuperar, mesmo estando em desvantagem perante os Oreca, chegando ao sétimo posto final.
Nos LMP3 a vitória sorriu a Martin Hippe e Nigel Moore para a Inter Europol Competition. A dupla do #13 levou a melhor numa luta a quatro já na fase final da corrida, acabando na frente do Norma #17 da Ultimate. Quanto aos GTE, a Luzich Racing com o Ferrari #51 de Alessandro Pier Guidi, Fabien Lavergne e Nicklas Nielsen dominou a segunda parte da prova de Barcelona, com Pier Guidi a cortar a meta mais de 40 segundos à frente do principal rival (Matteo Cressoni, do Ferrari #66 da JMW Motorsport.
Resultados:
