13 C
Lisbon
18 Fevereiro 2019
Dakar

Dois primeiros do Dakar em camiões separados por 1s a dois dias do fim

Está ao rubro o Dakar em camiões, sendo de longe a categoria mais disputada de todas: quando faltam duas etapas para o fim, Eduard Nikolaev lidera com apenas um segundo de vantagem face ao segundo classificado, Federico Villagra. Ton van Genugten foi esta quinta-feira o vencedor da etapa 12.

A tirada mais longa da prova esteve longe de ser fácil para os pilotos dos ‘pesos pesados’. Villagra (Iveco) liderou em todos os waypoint até CP2, mas no WP5 já passou com o nono tempo a mais de cinco minutos do líder de então, Martin Kolomý. O checo do Tatra chegou ao fim da primeira parte da etapa como o mais rápido, continuando com o melhor tempo no primeiro waypoint da segunda parte do troço.

Estava atrás de Ton van Genugten (Iveco), que nos quilómetros finais lutou pelo triunfo com Kolomý levando de vencida com uma margem de 4m11s. Eduard Nikolaev (Kamaz) teve um começo complicado rodando muito tempo fora do top dez, mas na fase final conseguiu recuperar até à terceira posição final do dia a menos de seis minutos e meio da vitória.

Conseguiu assim ultrapassar Villagra na segunda parte da tirada, que conseguiu recuperar terreno para os lugares da frente depois de se atrasar entre o CP2 e o WP5. Terminou a 7m29s de Van Genugten, o que significa que perdeu 1m08s para o grande rival na luta pelo triunfo final – Nikolaev, que à entrada para a etapa seguia a 1m07s do argentino. Assim, nos últimos dois dias, os dois primeiros têm um segundo a separá-los, naquele que pode muito bem ser um Dakar disputado até ao último quilómetro nos camiões.

Artur Ardavichus fechou o top cinco desta quinta-feira noutro Iveco mantendo-se em quinto na geral. De referir que Siarhei Viazovich conservou a terceira posição a cerca de três horas e meia da frente, ao passo que Van Genugten cimentou o quarto posto e segue agora a pouco menos de duas horas das posições do top três.

Related posts

Será o Dakar 2018 o último de Peterhansel?

Bernardo Matias

Nani Roma volta à MINI para o Dakar 2018

Bernardo Matias

VÍDEO: Resumo da sexta etapa do Dakar

Bernardo Matias

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com