A Toyota está de regresso aos triunfos e às ‘dobradinhas’ no Mundial de Resistência (WEC), após ter dominado as 8 Horas do Bahrein. Em LMP2, os portugueses estiveram em destaque, com a equipa de Filipe Albuquerque a ganhar na frente da de António Félix da Costa.
Logo na primeira volta da prova de Sakhir deu-se um incidente fulcral para o desfecho: Bruno Senna (Rebellion) e Charlie Robertson (Ginetta #5), que tinham partido da frente e evidenciado um bom ritmo ao longo do fim-de-semana, colidiram na curva dois e ficaram fora da luta pelo triunfo.
Aproveitaram os Toyota, e em particular o #7 de José-María López, Kamui Kobayashi e Mike Conway, que acabou por ter uma prova tranquila para regressar aos triunfos e assumir o comando do campeonato. Em segundo ficou o outro Toyota, o #8 de Brendon Hartley, Kazuki Nakajima e Sébastien Buemi – que terminou a uma volta dos vencedores.
Buemi atrasou-se na primeira volta caindo para os últimos lugares, além de ter de mudar a carroçaria dianteira, pelo que o TS050 Hybrid #8 teve de recuperar até ao lugar em que terminou. O pódio ficou fechado por Senna, Gustavo Menezes e Norman Nato, com o trio a conseguir recuperar não só do incidente na primeira volta como também de problemas no carro.
Os Ginetta abandonaram e não conseguiram confirmar o favoritismo aparente devido ao ‘handicap’. Nos LMP2, a luta pelo triunfo envolveu as cores lusas. Albuquerque, acompanhado de Paul di Resta e Phil Hanson no Oreca #22 da United Autosports, seguiu na dianteira durante grande parte da prova e a tripla acabou por levar de vencida.
No fim, Albuquerque cortou a meta cerca de 21,5s na frente de Félix da Costa – num duelo entre lusos que durou até aos instantes finais. O carro de Félix da Costa, o Oreca #38 da JOTA Sport em que também estiveram Anthony Davidson e Roberto González, chegou a estar destacado na liderança com cerca de um minuto de avanço. O Oreca #37 da Jackie Chan DC Racing (Gabriel Aubry/Ho-Pin Tung/Will Stevens) fechou o pódio.
Nos LMGTE Pro, a Aston Martin levou a melhor de um animado duelo com a AF Corse para triunfar pela segunda vez em 2019/2020. O Vantage #95 de Marco Sørensen e Nicki Thiim levou a melhor, batendo o Ferrari #71 de Davide Rigon que liderava antes da última ronda de paragens nas boxes.
Um trabalho mais rápido da Aston Martin nas boxes foi essencial para o desfecho, bem como a resistência de Sørensen aos ataques de Rigon e uma penalização de stop&go imposta ao #71 a meia hora da bandeira de xadrez – por ter patinado as rodas a sair de uma paragem nas boxes. O Aston Martin #97 de Alex Lynn e Maxime Martin completou o pódio. Quanto aos Porsche, o #91 sofreu um furo que o atrasou e o #92 teve problemas num amortecedor.
Em LMGTE Am, foi a Porsche a sorrir, através do #86 da Team Project 1. Ben Keating, Jeroen Bleekemolen e Larry tem Voorde foram mais fortes, superando o Aston Martin #98 de Darren Turner, Paul Dalla Lana e Ross Gunn – carro que chegou a liderar. Com o #86 da Gulf Racing (Andrew Watson/Ben Barker/Michael Wainwright) em terceiro, a Porsche viu dois carros no pódio da classe.
Resultados:

Resultados por classe:
