Devido à incerteza sobre as deslocações causadas pela pandemia, o Mundial de Resistência (WEC) jogou pelo seguro cancelando as 1000 Milhas de Sebring previstas para março – até porque em pouco tempo teria de ser enviado o material para os Estados Unidos.
Em vez de se limitar a cancelar, o WEC decidiu substituir a prova, começando assim a época com as 8 Horas de Portimão no Autódromo Internacional do Algarve de 2 a 4 de abril – cerca de uma semana depois do prólogo no mesmo traçado português.
Frédéric Lequien, diretor-executivo do WEC, explicou esta decisão: ‘Ao longo dos últimos meses vimos que a pandemia é extremamente imprevisível e depois de várias discussões com partes chave, tomou-se a decisão para o começo da época de continuar na Europa, onde a maioria das equipas está baseada. As consequências de um cancelamento de última hora teriam implicações económicas para toda a família do WEC, pelo que tomámos uma decisão responsável. Portimão deu algumas corridas muito renhidas nas ELMS [European Le Mans Series] e tem excelentes instalações, estamos muito ansiosos por começar a nossa nova época com uma corrida de 8 horas lá em abril’.