9.2 C
Lisbon
16 Janeiro 2019
Dakar

Dakar: Lançamento da quarta etapa

Ao quarto dia, as equipas enfrentam as primeiras dunas no Dakar 2017. A quarta etapa, disputada esta quinta-feira, arranca em San Salvador de Jujuy, na Argentina, e chega a Tupiza, já na Bolívia. Fique com o essencial desta tirada de 416km cronometrados e 521km no total, para carros, UTV e camiões.

Além das dunas, as equipas enfrentam ainda as elevadas altitudes, para o primeiro de seis dias seguidos de prova acima dos 3.500 metros. Quando entrarem na Bolívia, os navegadores vão ter muito trabalho com as tarefas de navegação, devido às “várias mudanças de direcção” nessa parte da etapa.

Sainz e Peterhansel ‘de olho’ na liderança de Loeb
Depois de um ‘golpe de teatro’ na terceira etapa, Sébastien Loeb conseguiu manter a dianteira da geral com apenas 42 segundos de vantagem para Carlos Sainz, enquanto Stéphane Peterhansel é terceiro. Quanto aos Toyota, Nani Roma é agora o único com reais esperanças de alcançar um bom resultado, depois dos problemas de Nasser Al-Attiyah e Giniel de Villiers na quarta-feira.

Cinco primeiros da geral (autos):

Pos. Piloto/Navegador Carro Tempo/Dif.
S. Loeb/D. Elena Peugeot 6h54m56s
C. Sainz/L. Cruz Peugeot + 42s
S. Peterhansel/J. Cottret Peugeot + 4m18s
M. Hirvonen/M. Périn MINI + 9m38s
N. Roma/A. Haro Bravo Toyota + 13m04s

 

Kolomy no comando dos camiões
Nos ‘pesos pesados’, Martin Kolomy voltou ao comando depois do segundo lugar de ontem, mas a Kamaz já mostrou que o seu novo camião tem qualidade e Eduard Nikolaev está a pouco mais de meio minuto do líder. Federico Villagra é o melhor dos Iveco a 4m40s, e vai procurar dar o primeiro triunfo à marca que ganhou no ano passado.

Cinco primeiros da geral (camiões):

Pos. Piloto/Navegador Camião Tempo/Dif.
M. Kolomy/R. Killian Tatra Phoenix 5h57m23s
E. Nikolaev/E. Yakovlev Kamaz 4326 + 33s
F. Villagra/A. Yacopini Iveco Powerstar 4×4 + 4m40s
S. Viazovich/P. Haranin MAZ 5309RR + 5m40s
P. Versluis/M. Pronk MAN H51 + 11m20s

 

Mao Ruijin está a dominar UTV
Depois da terceira etapa, Mao Ruijin já tem quase duas horas de vantagem nos UTV, pelo que o chinês não precisa de correr riscos desnecessários. Leandro Torres também segue tranquilo em segundo e Li Dongsheng em terceiro, o que faz com que nesta altura esta seja a classe com distâncias maiores entre cada posição.

Classificação geral (UTV):

Pos. Piloto/Navegador UTV Tempo/Dif.
M. Ruijin/S. Delaunay Polaris RZR 11h53m39s
L. Torres/L. Roldan Polaris RZR 1000 XP + 1h56m39s
L. Dongsheng/Q. Guan Polaris RZR 1000 + 3h29m59s
J. Font/G. Ferrer Yamaha YXZ1000R + 4h48m30s
M. Ravil/K. Shubin Polaris RZR + 5h58m11s
W. Fujiang/L. Wei Polaris RZR 1000 + 6h41m24s

 

As cidades de partida e chegada
San Salvador de Jujuy (Argentina): ‘La Tacita de Plata’ – nome carinhoso dado a Jujuy – é capital da província homónima e recebe o Dakar pelo segundo ano consecutivo. A data de fundação oficial é 19 de Abril de 1593. Localiza-se junto à zona montanhosa do desfiladeiro Quebrada de Humahuaca, que é Património Mundial da UNESCO.

Tupiza (Bolívia): A passagem por esta localidade como início ou fim de etapa é inédita no Dakar. A cidade localiza-se no vale do Rio Tupiza, a quase 3.000 metros de altitude. É conhecida como ‘Joya Bella de Bolivia’ devido à riqueza da paisagem natural do município – que inclui rios, vales e desfiladeiros.

San Salvador de Jujuy.Tupiza, na Bolívia.

Horários de partida (hora de Lisboa):

Hora Classe
12:02 Autos e UTV
13:54 Camiões

Related posts

Peterhansel: “Não merecemos estar à frente do Al-Attiyah”

Bernardo Matias

Lançamento da primeira etapa do Dakar

Bernardo Matias

Al-Attiyah: “O Loeb está a lutar e eu terei de batalhar muito”

Bernardo Matias

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com