Recuperação impressionante de Francisco López Contardo, que está de novo na liderança do Dakar em Lightweight Vehicle e SSV. O chileno da South Racing Can-Am venceu esta terça-feira a nona etapa, algo que conseguiu pelo terceiro dia seguido.
Num resultado expressivo, Contardo superou o colega Khalifa Al Attiyah por 11m34s, sendo Marek Goczal (Energylandia Rally Team/Can-Am) o terceiro a 21m46s – averbando cinco minutos de penalização.
O dia foi complicado para o anterior líder, Austin Jones (Monster Energy Can-Am), que cedeu 33m16s a Contardo. Já Seth Quintero (Red Bull Off-Road Team USA) sofreu uma grande contrariedade, ficando fora de ação com problemas. Os lusos fecharam o top 30 da etapa, com Rui Carneiro e Filipe Serra (MMP/Can-Am) em 29.º e Lourenço Rosa e Joaquim Dias (South Racing Can-Am) em 30.º – sendo 20.º nas contas dos SSV.
Na classificação geral, Contardo está com 12m25s de avanço para Jones, que baixou a segundo. Em terceiro segue outro dos pilotos que já liderou, Aron Domzala (Monster Energy Can-Am) a 38m03s. Rosa e Dias desceram um lugar para 12.º (também nos SSV) enquanto que Carneiro e Serra ganharam quatro posições sendo agora 25.º.
Top dez da nona etapa em Lightweight Vehicle:

Top dez da geral após a nona etapa em Lightweight Vehicle:

Top dez da nona etapa em SSV:

Top dez da geral após a nona etapa em SSV:
