8.5 C
Lisbon
19 Dezembro 2018
DTM Galerias

Conheça as adaptações do BMW M4 DTM para Zanardi

Alessandro Zanardi vai competir na ronda de Misano do DTM com a BMW no final do mês (25 e 26 de Agosto). Devido à sua condição física (tem próteses, devido à perda das pernas num acidente), o veterano piloto irá tripular um M4 DTM especialmente modificado para si, e que a marca bávara deu a conhecer.

Desde logo, o sistema de travagem é operado à mão, em vez da combinação do pedal e de uma perna artificial permanentemente anexada que usou noutras participações no campeonato alemão. Este novo mecanismo requer menos esforço e é mais fácil. A alavanca de travão está à direita do piloto, na consola de central. O cilindro de travão grande foi alterado ligeiramente de forma a não requerer tanta pressão com a mão como a que é necessário aplicar com o pé. De referir que a área dos pés está vazia para Zanardi.

A embraiagem também é distinta do normal: o italiano usará uma embraiagem centrífuga totalmente automática e não a hidráulica, dispensando assim a intervenção do piloto com as mãos. Os testes iniciais do sistema, que visa os momentos do arranque e depois de uma paragem nas boxes, foram positivos, com a aceleração dos 0 aos 100km/h praticamente tão rápida como a do sistema convencional.

Zanardi irá poder trocar de mudanças nas tradicionais patilhas montadas no volante, mas tendo em conta a necessidade de usar a mão para accionar o travão terá igualmente uma patilha no fim da alavanca de travão para reduzir as mudanças.

A aceleração é feita através de um anel de acelerador atrás do volante, com o piloto a ter de usar os seus dedos. Pode ser operado com ambas as mãos ou apenas com uma em simultâneo. Este sistema é controlado com os mesmos sensores do pedal de acelerador convencional.

Por fim, o volante é praticamente igual àqueles que Zanardi já usou nos GT anteriormente, mas com os botões ajustados – foi acrescentado o de DRS, por exemplo. Já outros botões normalmente usados para configurar ajudas como o ABS não têm qualquer função no DTM.

Related posts

Gerhard Berger quer fim do sistema de lastro no DTM

Bernardo Matias

Gary Paffett abre época do DTM com vitória

Bernardo Matias

Felipe Massa acredita que DTM e LMP1 podem acabar em breve

Bernardo Matias

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com