É entre os Citroën a luta pela vitória no Rali da Turquia, 11.ª jornada do Mundial de Ralis (WRC), com Esapekka Lappi a liderar apenas dez segundos na frente de Sébastien Ogier no fim da manhã de sábado. Destaque para o abandono do líder do campeonato, Ott Tänak, que sofreu problemas no seu Toyota e regressa amanhã via Super Rally.
A primeira passagem em Yeşilbelde para a PEC 8 deu início ao dia de sábado, com Ogier a superar Lappi por 16,7s para se colocar a apenas um segundo do comando da geral. Um furo atrasou de forma irremediável Thierry Neuville (Hyundai), que perdeu diversas posições na geral face ao terceiro lugar que ocupava. Assim, o principal perseguidor dos líderes passou a ser Teemu Suninen (M-Sport Ford) a mais de um minuto. O finlandês rubricou a quarta marca da especial.
Seguiu-se a PEC 8 (Datça 1), com Andreas Mikkelsen (Hyundai) a superar Lappi por seis décimas. O norueguês chegou a terceiro na geral por troca com Suninen, que foi oitavo do troço e ficou a mais de sete segundos dos lugares de pódio. Com o segundo registo, Lappi ganhou 1,2s a Ogier, que foi terceiro. Tänak ficou fora de combate com problemas técnicos no Toyota ainda em secção de ligação.
A parte da manhã encerrou com a primeira ida a Kızlan para a PEC 10, com Lappi a ser o mais rápido 3,8s na frente de Neuvulle. Mikkelsen foi o terceiro, sendo o top cinco da classificativa completado por Jari-Matti Latvala (Toyota) e Ogier. O gaulês perdeu 7,8s para Lappi e assim passou a estar a dez segundos exactos do topo da geral. Mikkelsen segue em terceiro a 1m08,1s e com 12,6s de avanço face a Suninen. O lote dos cinco primeiros do rali é fechado por Dani Sordo (Hyundai).
Em WRC2 Pro, Kalle Rovanperä (Skoda) ganhou as PEC 8 e PEC 10 e Gus Greensmith (Ford) impôs-se na PEC 9, mas na geral Jan Kopecký (Skoda) lidera com 1m10,7s de margem face a Greensmith, não tendo de arriscar nada. Já no WRC2, Kajetan Kajetanowicz (Skoda) venceu duas das especiais da manhã e continua a dispor de uma confortável vantagem perante Marco Bulacia Wilkinson (Skoda), sendo 3m09,1s a separá-los. Fabio Andolfi (Skoda) é terceiro e também já somou um triunfo em troço este sábado.
Top dez da geral após a PEC 10:
