Tiago Monteiro saiu da ronda da Argentina do Mundial de Carros de Turismo (WTCC) com a liderança do campeonato reforçada, depois dos quinto e segundo lugares nas duas corridas disputadas. Yann Ehrlacher e Norbert Michelisz foram os vencedores.

Na primeira prova, Ehrlacher arrancou da pole position aos comandos do Lada e conservou a dianteira, mas foi ultrapassado por Tom Chilton (Citroën) na curva quatro com uma manobra demasiado ‘exuberante’ que acabou por lhe valer uma penalização. Ehrlacher, por seu turno, conseguiu manter a vice-liderança na frente do Citroën de Mehdi Bennani.

Mais atrás, Monteiro e Michelisz tocaram-se na curva dois e o húngaro sofreu um furo tendo que parar para trocar de pneus. Mais tarde, com uma saída de pista de Thed Björk (Volvo) na quinta volta e um furo de Nicy Catsburg (Volvo), o português ganhou mais duas posições para chegar ao quinto posto em que terminou.

Na dianteira, Chilton liderou praticamente toda a prova, mas a três voltas do final foi penalizado em cinco segundos devido à ultrapassagem sobre Ehrlacher no início. Até ao fim, o britânico ainda tentou elevar o ritmo, mas só conseguiu colocar cerca de 3,5s entre si e o gaulês. Bennani e Esteban Guerrieri também seguiam a uma curta distância e aproveitaram para subir às outras duas posições de pódio.

Na corrida principal, Catsburg partiu da pole position e continuou a liderar rumo à curva um, tendo os Honda de Michelisz e Monteiro no seu encalço. O holandês do Volvo liderou depois praticamente toda a prova e parecia estar a caminho de mais um triunfo, mas na sétima volta sofreu um furo na roda dianteira esquerda e ficou fora da contenda.

Ficaram assim na frente os Honda de Michelisz e Monteiro, sendo que os colegas de equipa nunca estiveram muito distantes e terminaram separados por cerca de meio segundo. Björk levou o melhor Volvo ao lugar mais baixo do pódio, sendo promovido ao terceiro posto depois do furo do colega Catsburg. Guerrieri e Bennani fecharam o top cinco.

Fazendo as contas após a ronda da Argentina, Tiago Monteiro dilatou para 12 pontos a vantagem face ao segundo classificado do WTCC, que continua a ser Thed Björk. Norbert Michelisz está em terceiro a 29 pontos do experiente português. O campeonato tem agora uma pausa de praticamente três meses antes da ronda da China, marcada para 13 a 15 de Outubro.

Resultados da primeira corrida:

Resultados da corrida principal:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here