Kevin Ceccon estreou-se a ganhar na Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR) na primeira corrida do fim-de-semana de Suzuka, no Japão. No seu regresso à competição, Tiago Monteiro alcançou a 15.ª posição aos comandos de um Honda da Boutsen Ginion Racing.
A pole position era pertença de Aurélien Comte (DG Sport Peugeot), que até manteve a liderança na primeira curva. No entanto, acabou por não conseguiu conter um rápido Ceccon (Mulsanne Alfa Romeo), com o italiano a consumar a ultrapassagem no término da segunda volta.
Daí em diante, Ceccon nunca mais cedeu, enquanto Comte ficou sob ameaça de Yvan Muller (MRacing YMR Hyundai). Mais atrás, Monteiro conservara o 17.º posto em que arrancou nas primeiras voltas. Na terceira volta, um acidente de Thed Björk (MRacing YMR Hyundai) motivou a intervenção do safety car.
Este permaneceu em pista enquanto era substituída a barreira de pneus da chicane. Entretanto, Robert Huff foi às boxes com danos no Volkswagen da Sébastien Loeb Racing resultantes de um incidente com Yann Ehrlacher (Münnich Motorsport Honda). Na frente, Ceccon começou novamente a distanciar-se.
Ehrlacher e Gordon Shedden (Audi Sport Leopard) envolveram-se num toque na volta oito e foi necessário novo safety car. Por essa altura, Monteiro já rodava há muitas voltas no 15.º posto em que terminou, que alcançou logo depois da terceira volta da prova.
O safety car saiu de pista para as duas últimas voltas. Comte bem tentou ir atrás de Ceccon, que esteve imparável cortando a meta com 0,728s de margem. Muller completou o pódio em terceiro, ao passo que o top cinco foi fechado por Esteban Guerrieri (Münnich Motorsport Honda) e Mehdi Bennani (Sébastien Loeb Racing Volkswagen). Monteiro concluiu em 15.º.
Ao ser o oitavo classificado da corrida, Gabriele Tarquini (BRC Racing Team Hyundai) viu Muller igualá-lo no topo do campeonato. Björk está agora a 17 pontos do comando quando faltam cinco corridas para o fim.
Resultados:
Créditos da imagem de capa: François Flamand / DPPI