9.2 C
Lisbon
16 Janeiro 2019
Circuitos

Carros da ex-A1GP regressam na África do Sul

Dez anos depois do final atribulado da competição, em 2009, onde eles acabaram por ficar num armazém devido à falta de pagamento, os chassis construidos pela Ferrari foram comprados por um consórcio sul-africano, que os levou para lá com a ideia de construir uma série pan-africana de automobilismo, a Afrix GP.

Contudo, nada se soube sobre isto… até agora. A Autosport britânica anunciou que foram revelados os planos da competição, com ideias para começar em 2020-21, com os velhos chassis da A1GP, numa competição a acontecer um pouco por circuitos africanos. A organização quer fazer em dezembro uma série de duas ou três corridas, em Kyalami, antes da competição propriamente dita.

Alan Eve, o diretor comercial da Afrix, disse à Autosport britânica que o caminho até chegar ali foi longo e algo tortuoso.

“Foi um longo e difícil caminho para encontrar o capital operacional necessário para lançar a série”, começou por dizer.

“Agora temos o investidor certo em Izak Spies [cujo histórico é em engenharia química] e estamos sólidos para podemos dizer que teremos a primeira corrida no final deste ano. Kyalami é provavelmente [o circuito] onde começaremos em dezembro, mas o circuito de rua de Durban [que sediou as corridas da A1GP em 2006-08] faz questão de ter um evento e ainda tem todo o equipamento para disputar uma corrida”, continuou.

O mesmo responsável refere que há conversações para receber provas um pouco pela África austral.

“Estamos conversando com o Botswana, por exemplo, e eles estão muito interessados em fazer algo connosco para o futuro, assim como a Cidade do Cabo”, disse ele. “É provável que a maioria dos eventos ocorrerá em circuitos de rua”, concluiu.

Os promotores pretendem também que esta seja uma competição que atraia o melhor talento africano, e avaliam também uma eventual “franchise” baseada em equipas nacionais, como foi a A1GP durante a sua existência.

Related posts

VIDEO: Roborace, a competição sem piloto

Redacção

Triunfo da ESM Nissan no IMSA em Laguna Seca; Barbosa/Albuquerque de fora, Parente vencedor nos GTD

Bernardo Matias

Kolles vai correr até Nurburgring

Redacção

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com