O GP do Bahrein de Fórmula 1 ficou marcado pelo grave acidente de Romain Grosjean, do qual o piloto saiu apenas com queimaduras ligeiras. Ross Brawn, diretor de gestão desportiva da F1, não escondeu o seu alívio depois da preocupação com o estado do piloto, e salientou que há que perceber bem a dinâmica do acidente.
Na sua habitual coluna para o site do campeonato, o britânico afirmou: ‘Foi um enorme choque, já que fogo é algo que não via há muito tempo na F1, e pensei imediatamente o que podia tê-lo causado uma vez que o depósito de combustível está tão bem protegido. É óbvio que há óleo no carro e outros fluídos, mas foi estranho ver o fogo. Só quando vi a gravidade do acidente é que consegui perceber por que é que o combustível escapou. Por isso, o primeiro choque foi simplesmente ver o fogo. Depois, ao ver-se a gravidade do acidente, os teus primeiros pensamentos são no piloto. Preocupas-te imediatamente com a saúde do piloto. Ver o Romain a sair do carro foi um enorme alívio’.
Segundo Brawn, o halo teve uma importância vital no desfecho favorável do incidente: ‘Acho que todos estão orgulhosos das medidas de segurança que desenvolvemos ao longo dos últimos anos. O halo teve uma enorme importância’.
O responsável disse de seguida que agora o trabalho é de entender o incidente de forma a aferir se é possível fazer melhorias – nomeadamente ao nível da barreira: ‘A FIA, a trabalhar com a equipa, tem de entender a dinâmica do que aconteceu no acidente para ver se são possíveis melhorias. Foi um impacto muito forte e há limites do que é possível conter ou controlar. Mas penetrar a barreira assim tem de ser entendido. Também tem de ser entendido por que é que houve um fogo e por que é que o carro partiu em dois. Estas são coisas que a FIA irá agora levar o seu tempo a analisar e a perceber o que pode ser feito melhor’.
Por fim, Brawn reconheceu os esforços dos envolvidos: ‘Tire-se o chapéu a todos os envolvidos, porque o piloto saiu pelo próprio pé de um enorme acidente. E a FIA fez um trabalho soberbo a colocar tudo em ordem para que pudéssemos fazer a corrida da forma o mais segura possível’.