Valtteri Bottas esteve entre os mais rápidos do dia inaugural de treinos livres da temporada da Fórmula 1. O homem da Mercedes ficou no segundo lugar nas duas sessões de ontem, só atrás do colega Lewis Hamilton, focando-se tal como o britânico na comprovação da eficácia de várias atualizações do W11.
O regresso às pistas depois de uma ausência prolongada foi só por si um motivo de regozijo para Bottas, que também ficou agradado com os progressos efetuados ao longo dos dois treinos: ‘É fantástico estar de volta ao monolugar. Desfrutei mesmo de cada volta, de cada série de voltas. Estivemos a fazer bons progressos ao longo do dia, passo a passo, tal como é de esperar depois de uma pausa tão longa’.
Segundo o finlandês, sexta-feira não foi isenta de contratempos, mas nada de maior: ‘Foi um bom dia no geral, embora tenhamos tido um pequeno problema perto do fim. O nível de aderência foi muito baixo, mas tenho a certeza que a pista irá melhorar ao longo do fim de semana. Precisamos de estar a par disso uma vez que isso pode mudar um pouco a configuração nesta pista. O principal desafio será acertar no equilíbrio para as curvas de baixa e de alta velocidade e aprimorar o monolugar para aquela volta única no sábado enquanto também mantemos o nosso ritmo de corrida em mente’.
Por fim, Bottas desvalorizou a tabela de tempos de ontem: ‘Só é sexta-feira, os tempos por volta irão descer no sábado com a pista a melhorar, com itens de rendimento adicionais de todas as equipas e com os pilotos a atacar no duro, pelo que será interessante descobrir onde estamos’.