Valtteri Bottas fez o pleno no primeiro dia de treinos livres do GP de Portugal de Fórmula 1. Depois de ter sido o mais rápido na primeira sessão, o piloto da Mercedes repetiu a dose no treino vespertino, em que os primeiros 30 minutos foram usados para a Pirelli testar os protótipos de pneus para 2021.
Até ao momento, apenas Bottas entrou no 1m17s. Foi já depois dos testes para a Pirelli que o finlandês rubricou a melhor marca nas simulações de qualificação, ao rodar em 1m17,940s. Em segundo ficou Max Verstappen (Red Bull) a 0,595s. O holandês protagonizou um incidente com Lance Stroll (Racing Point) na curva um do Autódromo Internacional do Algarve que está sob investigação e motivou uma das bandeiras vermelhas do FP2.
Terceiro registo de Lando Norris (McLaren), com Charles Leclerc (Ferrari) e Carlos Sainz (McLaren) a fecharem o top cinco na frente de Sebastian Vettel (Ferrari). O alemão foi um dos pilotos a sofrer um pião neste FP2. Em sétimo ficou Pierre Gasly, ele que foi causador da outra bandeira vermelha quando o seu AlphaTauri ficou parado na pista com chamas a saírem da parte traseira. Lewis Hamilton (Mercedes) encontrou um rival lento na sua melhor volta e acabou em oitavo. Esteban Ocon (Renault) e Alexander Albon (Red Bull) completaram o top dez.
Tempos:
