Com Lewis Hamilton a aproximar-se dos recordes absolutos de Michael Schumacher na Fórmula 1, batendo já vários, a questão tem vindo a ser colocada cada vez mais – qual dos dois é o melhor. Para Gerhard Berger, é uma comparação difícil de fazer, mas no seu entender o melhor continua a ser Ayrton Senna.
No confronto entre Lewis Hamilton e Michael Schumacher, o austríaco considera que é impossível dizer quem é melhor: ‘Alcançámos um nível tão elevado que não se pode dizer mesmo quem é o melhor dos dois, mesmo se estivessem, os dois aptos e no mesmo carro seria impossível dizer quem é o melhor deles. Diria que temos dois gigantes’.
Em todo o caso, Berger considera que o melhor piloto de sempre foi Ayrton Senna, acreditando que o brasileiro teria somado mais títulos se não tivesse perdido a vida prematuramente:
– Para mim, o Ayrton ainda é o melhor piloto que vi. Sei que ele morreu muito jovem, mas na altura tinha recordes nas mãos e nessa altura estava no carro que seria o carro a bater nos anos seguintes – o Williams com o Adrian Newey. É óbvio que ter o melhor equipamento também faz parte de ser o melhor piloto – vimo-lo com o Michael Schumacher na Ferrari, estamos a vê-lo com o Lewis Hamilton na Mercedes. Mas se o Ayrton Senna tivesse a hipótese de continuar, tenho a certeza que ele teria ganho muitos mais títulos mundiais’.