Gerhard Berger deseja ter o Mónaco no calendário do DTM. O popular campeonato está baseado, sobretudo, na Alemanha, mas tem algumas rondas por época fora do país. Também só tem um circuito urbano – Norisring. Durante a recente ronda nesse circuito houve a visita do Príncipe Alberto II do Mónaco como convidado.
O monarca discutiu com Berger (director-executivo da promotora do DTM) a possibilidade de levar o campeonato às ruas do Mónaco. Este é, de resto, um sonho do actual dirigente e antigo piloto austríaco e que pode levar mais uma prova de grande destaque a Monte Carlo – depois do GP de Fórmula 1, do Rali de Monte Carlo ou da Fórmula E que se realiza em anos alternados.
EM declarações ao Motorsport.com, Berger afirmou: “Em Norisring houve também muita conversa acerca de uma possível corrida no Mónaco por ocasião da visita do Príncipe Alberto. […]. Tenho de dizer que o meu sonho seria ter dois eventos citadinos no DTM, um em Nuremberga [Norisring] e um no Mónaco”.
Da parte das autoridades monegascas, o comissário geral do Automobile Club de Monaco, Christian Tornatore, esclareceu num comunicado ao já referido site que não há margem para mais eventos isolados: “Como está actualmente, o Automobile Club de Monaco não tem a capacidade técnica, material e humana para organizar um evento adicional a cada ano, além do GP do Mónaco de Fórmula 1 e da alternância entre o ePrémio do Mónaco e o GP Histórico do Mónaco a cada dois anos”.
Assim sendo, o DTM teria de estar inserido como competição de apoio num programa da F1, Fórmula E ou GP Histórico do Mónaco, algo a que Berger está receptivo.