Está concluído o primeiro dia do Rali de Roma Capital, marcado por vários incidentes e contratempos que deixaram alguns dos candidatos fora da contenda. Giandomenico Basso é o líder ao cabo de seis classificativas. Aloísio Monteiro manteve-se à margem de problemas e está para já em 23.º, no Skoda da FPAK Portugal Team ERC. Recorde-se que Pedro Antunes (Peugeot) ficou de fora da luta pela geral logo na PEC 1 devido a incidente.
Andrea Crugnola teve a supremacia da parte da manhã, mas logo no início da tarde na PEC 4 sofreu um furo no seu Skoda que o atrasaram. No mesmo troço Pico-Greci 2, Luca Rossetti (F.P.F. Sport srl/Citroën) – que seguia na luta pelas posições cimeiras – sofreu um acidente sendo forçado a abandonar. Alexey Lukyanuk (Sainteloc Junior Team/Citroën) também furou.
Perante os infortúnios de vários rivais, Giandomenico Basso (Loran srl/Skoda) não teve quaisquer problemas e foi o mais rápido batendo Filip Mareš (ACCR Czech Rally Team I/Skoda) por 4,7s. Simone Campendelli (Orange 1 M-Sport Rally Team/Ford) foi terceiro e o líder do ERC, Łukasz Habaj (Sports Racing Technologies/Skoda) assinou a quarta marca. Basso passou assim a liderar a prova com 36,4s de avanço face a Lukyanuk, com Habaj a ascender a terceiro. O 28.º tempo promoveu Monteiro (Skoda) a 23.º, sendo que Antunes foi o 56.º mais rápido do troço.
Depois do furo na PEC 4, Crugnola ganhou a especial seguinte 2,7s acima de Lukyanuk. Em Roccasecca-Colle San Magno 2, Habaj foi terceiro e Basso quarto, perdendo 4,2s para Lukyanyuk que era o seu principal perseguidor. O quinto, Campedelli, superou Mareš na geral para chegar a quarto. No que toca a Monteiro, o luso foi 27.º e assim subiu ao 21.º lugar no rali. Antunes repetiu a 56.ª marca.
A segunda passagem por Santopadre-Arpino para a PEC 6 fechou o dia de sábado. Habaj teve um acidente que o colocou fora de prova e deixou o carro a bloquear o percurso, o que levou a uma interrupção. Crugnola acabou por ser o mais rápido do troço superando Basso por 3,6s. Este acaba o dia no comando da prova com um avanço de 36,3s para Lukyanuk, que apesar de se queixar de problemas de travões ainda rubricou a quarta marca da especial na frente de Mareš. Campedelli é terceiro do rali a 1m01,4s do topo, sendo o top cinco fechado por Mareš e Norbert Herczig (Mol Racing Team/Volkswagen).
O 28.º ‘crono’ de Monteiro promoveu-o ao 23.º posto da geral do Rali de Roma Capital mas fê-lo descer a sétimo na ERC Nations Cup. Essas contas são lideradas por Mareš. No fim do dia, Monteiro comentou ao site oficial do ERC: “Penso que o carro foi muito complicado esta tarde, ainda temos de trabalhar nele. Mas de resto está bem, melhorámos nas segundas passagens e não tivemos furos”. Antunes foi 54.º do troço e encerra a classificação.
Top dez da geral após PEC 6:
