A duas classificativas do fim, Giandomenico Basso está perto de ganhar o Rali de Roma Capital, prova pontuável para o Europeu de Ralis (ERC) realizada em Itália. O italiano está mais de 20 segundos na frente do compatriota Simone Campedelli, que esta tarde ultrapassou Alexey Lukyanuk na geral. O russo é o melhor dos regulares do campeonato e o terceiro lugar que ocupa neste momento deverá valer-lhe o comando do ERC. Aloísio Monteiro é 16.º e Pedro Antunes 46.º, com ambos os lusos a representarem a FPAK Portugal Team ERC.
Depois de dominar a parte da manhã de domingo, Andrea Crugnola (Skoda) manteve a toada na PEC 11 (Affile-Bellegra 2), superando Campedelli (Orange 1 M-Sport/Ford) por duas décimas. Lukyanuk foi terceiro, mas entretanto recebeu uma penalização de um minuto que o despromoveu a terceiro e afastou-o da luta pelo triunfo. Basso (Loran srl/Skoda) foi o quinto do troço. Aloísio Monteiro (Skoda) rubricou a 18.ª marca para ascender a 17.º, enquanto Pedro Antunes (Peugeot) fez a 29.ª marca.
Crugnola voltou a impor-se na PEC 12 (Rocca di Cave 2), desta feita 1,5s na frente de Lukyanuk, com Basso em terceiro a 2,2s graças a um tempo igual ao de Rudy Michelini (Skoda). Monteiro foi autor da 18.ª marca e prosseguiu em 17.º, ao passo que Antunes terminou o troço em 34.º com o mesmo tempo de Ken Torn (Estonian Autosport Junior Team/Ford) mostrando andamento para rivalizar com o líder do ERC3 e ERC3 Junior.
Na 13.ª classificativa, Crugnola fez novamente o melhor registo, batendo Lukyanuk por 3,6s na segunda passagem em Rocca Santo Stefano. Campedelli ficou em terceiro do troço, enquanto que Basso foi 13.º depois de cometer um erro. Monteiro e Antunes foram, respectivamente, 21.º e 22.º.
A segunda parte do último dia do Rali de Roma Capital terminou com Crugnola a ser novamente mais forte na PEC 14 (Guarcino 2), sendo 3,2s mais rápido a completar o percurso do que Campedelli. Lukyanuk assinou o terceiro ‘crono’ e Basso foi sexto. O italiano continua a liderar a classificação, agora com 20,8s de avanço face a Campedelli. Lukyanuk segue em terceiro apenas um segundo na frente de Crugnola, que com o seu ritmo impressionante já ascendeu a quarto ultrapassando Filip Mareš (ACCR Czech Rally Team I/Skoda).
Monteiro foi o 20.º da PEC 14 e ganhou mais uma posição no rali passando a ser 16.º. O luso é quinto na ERC Nations Cup, liderada por Mareš 5m37,9s na frente de Vojtěch Štajf (ACCR Czech Rally Team II/Skoda). Antunes fez a 46.ª e última marca, mantendo-se no mesmo lugar da geral para fechar a classificação, tal como no ERC3, ERC3 Junior e ERC Nations Cup.
Resultados:
