A Pirelli está algo apreensiva com o novo asfalto que vai ser colocado no Autódromo Internacional do Algarve para o GP de Portugal de Fórmula 1. O circuito já é desconhecido por parte do fornecedor de pneus, equipas e pilotos, havendo agora mais um elemento de incerteza.
Há quatro novos circuitos no programa, e o diretor da Pirelli, Mario Isola, admitiu ao site Motorsport.com que a pista algarvia é a que inspira maiores cuidados: ‘Portimão é o circuito de severidade mais elevada entre os novos. É duro para os pneus, é duro em termos de pneus e o asfalto também é abrasivo. Eles vão repavimentar a pista no fim de agosto, estão a planear uma repavimentação do circuito completa. O objetivo é ter um asfalto que seja semelhante ao que temos agora, mas sabemos que um novo asfalto é sempre diferente de um antigo’.
Com os desafios em perspetiva, a Pirelli vai apostar nos compostos de pneus mais duros: ‘É por isto que designaremos os três compostos mais duros – não está confirmado, mas será assim que concordarmos nos compostos em conjunto com a FIA. A sensação é de que temos de ir com os compostos mais duros. O outro aspeto, e não vamos descobrir até chegarmos a Portimão, é que com o novo asfalto teremos um nível de aderência muito mais elevado, e um desgaste muito mais baixo. E isso significa muito calor no piso do pneu, e é algo que as equipas terão de gerir durante o fim de semana’.