Pelo segundo ano consecutivo, Robert Kubica é piloto de testes e de reserva da Alfa Romeo na Fórmula 1. Com as limitações dos testes de inverno a apenas três dias, ainda irá demorar mais um pouco até voltar ao monolugar, com o foco para já no simulador, mas o piloto espera ter tempo na pista real já que considera que isso é essencial.
Esclarecendo as suas tarefas para este ano, o polaco disse que o cargo é um reflexo do trabalho desenvolvido em 2020, e salientou que há uma ênfase especial no simulador: ‘O meu cargo dentro da equipa é muito claro e reflete o que fiz no ano passado, quando me puderam ver a pilotar em alguns treinos livres e também nos testes de pré-época em Barcelona. É claro que como equipa começámos a trabalhar no nosso simulador, uma tecnologia que se está a tornar cada vez mais relevante no nosso desporto: ainda é uma ferramenta relativamente nova para a equipa, por isso neste momento estamos a melhorá-lo para o transformar numa ferramenta técnica muito poderosa para o desenvolvimento’.
Em entrevista ao departamento de imprensa da Alfa Romeo, Kubica disse também que espera poder ir para a pista em algum momento: ‘O que acontece em pista é também muito importante para mim, e espero que possam esperar ver-me de volta ao carro em breve, apesar de as reduções dos testes de inverno este ano terem limitado o número de dias disponíveis para a equipa. Pessoalmente, estar no novo carro é muito importante para experimentar a sensação do novo carro, de maneira a ajudar com o trabalho de correlação com o simulador’.