16 C
Lisbon
18 Dezembro 2018
WEC

Anunciados detalhes das regras da futura categoria de topo do WEC

Foram ontem aprovadas em Paris as regras para a nova categoria de topo do Mundial de Resistência (WEC). Esta vai avançar na temporada de 2020-2021 com carros baseados em hipercarros, substituindo os actuais LMP1. O objectivo é atrair mais construtores e equipas.

No final da primeira época de um construtor, terão de ter sido produzidos 25 motores/sistemas híbridos a partir dos carros de estrada, quantidade que cresce para 100 no final da temporada seguinte. Assim, estes exemplares de produção vão ter de incluir diversas características dos carros de corrida, como o motor de combustão interna e o ERS mas com algumas modificações permitidas.

Os carros da nova categoria vão ter cerca de 950cv de potência combinada motor de combustão/ERS, um valor ligeiramente mais baixo do que o apresentado em Junho passado. Não há muitas limitações à arquitectura do motor, podendo ser unidades turbo ou aspiradas sem cilindrada ou tamanho máximo. Por outro lado, o custo de fornecimento do ERS a clientes não pode exceder os três milhões de euros. Para fornecer mais do que três participantes, um construtor terá de ter a aprovação. As medidas dos carros também foram anunciadas, sendo ligeiramente mais largos e pesados do que os actuais LMP1.

Por outro lado cada construtor terá cinco ‘jokers’ de desenvolvimento de kits de evolução entre 2020-2021 e 2024-2025, o que permite o desenvolvimento de um carro sem a necessidade de introduzir um modelo novo. Os dispositivos aerodinâmicos móveis poderão ser usados à frente e atrás, mas apenas com duas posições possíveis e sem o uso de configurações diferentes em simultâneo.

Depois de já ser usado nos GT, o sistema de lastro de sucesso também será introduzido na categoria sucessora dos LMP1. Este atribui 0,5kg a cada ponto conquistado nas corridas anteriores até um máximo de 50kg de peso adicional.

Related posts

Pedro Lamy ainda não tem participação em Daytona fechada

Bernardo Matias

Toyota e Alonso vencem no início do WEC; Lamy também vitorioso em Spa

Bernardo Matias

Toyota quer novo triunfo nas 6 Horas de Xangai

Bernardo Matias

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com