Ao cabo de três classificativas, Andrea Crugnola é o líder do Rali de Roma Capital, quinta ronda do Europeu de Ralis (ERC). Para já verifica-se domínio italiano em Itália, com três pilotos da casa nas três primeiras posições, sendo Alexey Lukyanuk o melhor dos regulares do campeonato em quarto. Dos dois portugueses, que competem pela FPAK Portugal Team ERC, Aloísio Monteiro é 28.º e Pedro Antunes ficou arredado de um bom resultado devido a acidente logo na primeira classificativa.
A prova começou com Nikolay Gryazin (Sports Racing Technologies/Skoda) e vencer a primeira especial (Pico-Greci 1) na frente de Crugnola (Skoda) por 1,4s. Seguiram-se Giandomenico Basso (Loran srl/Skoda) e Lukyanuk (Sainteloc Junior Team/Citroën), ao passo que o líder do ERC, Łukasz Habaj (Sports Racing Technologies/Skoda) não foi além do sétimo tempo perdendo 18,5s. Dos lusos, Monteiro (Skoda) foi o mais forte em 28.º aos comandos do seu Skoda, ao passo que Antunes (Peugeot) sofreu um acidente que o deixou fora de prova e chegou mesmo a interromper o troço.
Seguiu-se a primeira passagem em Roccasecca-Colle San Magno para a PEC 2, em que Crugnola foi nove segundos mais rápido do que Luca Rossetti (F.P.F. Sport srl/Citroën), assumindo assim a liderança da geral 4,9s acima de Basso que neste troço foi terceiro. Lukyanuk a 7,3s e Umberto Scandola (Hyundai Motorsport N) a 13 segundos fecharam o top cinco, ao passo que Habaj foi 13.º e perdeu 23,5s para Crugnola. Quanto a Monteiro, rubricou o 38.º tempo mantendo-se em 28.º na geral, sendo Antunes 59.º.
Santopadre-Arpino 1 fechou a parte da manhã do Rali de Roma Capital e foi novamente Crugnola a ser o mais rápido, desta feita superando Rossetti por 0,2s. Basso foi terceiro a 2,4s, o que significa que neste momento é segundo do rali a 7,3s de Crugnola. Seguiu-se Lukyanuk, que assim cimentou o quarto posto da geral. Habaj ficou em sexto da especial e assim ascendeu a quinto na geral, mas já está a 52,5s do topo. Com o 30.º registo da PEC 3, Monteiro subiu a 28.º na classificação do rali, sendo agora oitavo na ERC Nations Cup a 2m53,5s do líder Filip Mareš (ACCR Czech Rally Team I/Skoda). Antunes, 58.º do troço, está em último na geral.
Top dez da geral após a PEC 3:
