A McLaren tem perdido ímpeto nas últimas provas, não tendo somado qualquer ponto nas três rondas passadas. Uma série de abandonos de Fernando Alonso teve alguma influência nesta série menos positiva, mas o piloto espanhol realçou que o ritmo de introdução de desenvolvimentos no MCL33 também não tem sido o ideal por comparação com a concorrência.
Citado pelo jornal AS, perante a pergunta de como e quando os problemas da McLaren se vão resolver, Alonso explicou que não sabe e que o grande ‘handicap’ tem sido a falta de ‘upgrades’, o que deixa a McLaren a perder face às rivais:
– Não faço ideia, sei que trabalhamos o máximo possível durante o fim-de-semana. Falta carga aerodinâmica ao monolugar, tentamos descobrir como, quando e onde e na fábrica estão a trabalhar dia e noite para ter melhorias. Mais do que o túnel de vento ou não, trata-se das melhorias. Com o conjunto aerodinâmico que tivemos em Barcelona, lá estivemos na Q3, no Mónaco estávamos em sétimo e a partir daí não introduzimos mais nada e quando não trazes nada para as corridas os restantes vão encontrando algumas décimas e tu vais ficando para trás. O que nos faz falta é trazer uma boa melhoria nas próximas corridas que nos dê essas décimas que nos voltem a colocar mais acima”.
Não obstante, o espanhol é da opinião que existiram melhorias face a 2017, embora insuficientes para os objectivos: “Tínhamos zero pontos no ano passado e este ano estamos em quinto e oitavo nos campeonatos de construtores e pilotos, a situação deve mudar e queremos melhorar muito, nós queremos pódios, vitórias, lutar pelo campeonato. Isso é complicado, mas queríamos estar na transição para os pódios e perto do nível de competitividade de Red Bull e não estamos. Mas isso não quer dizer que não melhorámos, temos cem ou duzentos por cento de pontos a mais do que no ano passado por esta altura”.
Alonso disse ainda: “Equipas como a Sauber ou a Force India melhoraram muito nas últimas semanas, precisamos de melhorar também porque a meio do pelotão as coisas estão muito niveladas e podes ser oitavo ou 17.º em apenas duas ou três décimas, e podes estar a meio ou atrás”.
Créditos da imagem: McLaren