Alejandro Martins é o novo líder da Baja TT do Pinhal, podendo muito bem ser o terceiro vencedor diferente em três provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (CNTT) desta época. O piloto da Toyota Hilux foi o mais rápido do primeiro sector selectivo, completando os quase 200km em pouco mais de três horas. Os dois homens que disputavam o comando até então ficaram de fora da luta pelo triunfo com problemas mecânicos.
Assim sendo, Martins dispõe de mais de sete minutos e meio de vantagem para Nuno Madeira, o segundo classificado na Kia Sportage. Henrique Silva, no MINI Cattiva, segue na terceira posição da prova disputada entre os concelhos de Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã, a praticamente dez minutos da dianteira. O piloto tem o lugar mais baixo do pódio relativamente seguro se não acontecer nada fora do vulgar no SS 2, uma vez que o quarto classificado, Alexandre Franco (BMW), já está a 5m32s de distância.
Rui Sousa fecha o top cinco no melhor carro dos T2 e, com 16m52s de vantagem para José Mendes (Toyota), parece bem encaminhado para o terceiro triunfo à classe em outras tantas provas. César Sequeira foi forçado a abandonar ainda nos primeiros quilómetros do dia com problemas na sua Isuzu. Nuno Tordo, nono da geral, lidera no agrupamento T8 e é o vice-líder do Desafio Mazda a 11m10s de Pedro Dias da Silva.
Créditos da imagem: Escuderia Castelo Branco
Classificação geral após o SS 1: