Filipe Albuquerque, em dupla com Phil Hanson, garantiu o primeiro triunfo da época nas European Le Mans Series (ELMS). As 4 Horas de Spa-Francorchamps foram marcadas pela chuva forte – que estando nas previsões obrigara já à antecipação do arranque da prova. Henrique Chaves e Konstantin Tereshchenko acabaram em nono, enquanto a G-Drive Racing celebrou o título de pilotos apesar do 14.º posto.
Hanson começou a corrida no Ligier #22 da United Autosports no segundo lugar. Depois de um arranque atrás do safety car, o britânico esteve em dificuldades com a chuva e caiu para o fim do top dez. Pouco antes do segundo safety car cedeu o cockpit a Albuquerque, que chegou à frente da prova à medida que os rivais foram parando nas boxes.
O luso permaneceu na dianteira até que a bandeira vermelha foi mostrada quando estava cerca de metade da prova cumprida. As condições de chuva intensa não melhoraram e a prova acabou por não ser reatada, o que assegurou o triunfo a Albuquerque e Hanson.
Em segundo lugar ficou o Oreca #21 da DragonSpeed tripulado pir Ben Hanley, Henrik Hedman e Nicolas Lapierre, a 1,862s de Albuquerque. O pódio ficou fechado por outro Ligier, o #23 da Panis Barthez Competition que teve ao volante Julien Canal, Timothé Buret e Will Stevens. Quanto a Chaves e a Tereshchenko, depois de arrancarem de oitavo concluíram a prova em oitavo no Dallara #30 da AVF.
Quem saiu de Spa-Francorchamps com mais razões para celebrar foi a G-Drive. Andrea Pizzitola caiu para nono no seu turno de pilotagem. Jean-Eric Vergne sucedeu ao compatriota no cockpit e envolveu-se num incidente com o Porsche #77 dos LMGTE sendo penalizado com um stop-and-go de dois minutos. Acabou por não poder cumprir a penalização antes da bandeira vermelha e assim ficou relegado ao 14.º lugar a uma volta dos vencedores. Apesar de tudo, o #26 viu Pizzitola e Roman Rusinov selarem o título de pilotos, que escapa a Vergne devido à ausência na prova de Paul Ricard.
Nos LMP3, também foi a United Autosports a ganhar, com o Ligier #2 de John Falb e Scott Andrews a bater o Ligier #15 da RLR MSport tripulado por Job van Uitert, John Farano e Rob Garofall. Em LMGTE, Fabio Babini não chegou a parar nas boxes antes da bandeira vermelha e assim ficou em primeiro no Porsche #80 da Ebimotors que dividiu com Bret Curtis e Riccardo Pera. Seguiu-se o Ferrari #55 da Spirit of Race de Aaron Scott, Duncan Cameron e Matt Griffin.
Resultados:
Resultados por classe:
Créditos da imagem de capa: Photo©JEP – www.jakobebrey.com