O carro médico conduzido por Alan van der Merwe chegou rapidamente ao local do aparatoso acidente de Romain Grosjean no GP do Bahrein de Fórmula 1. Os seus tripulantes prestaram a primeira assistência ao homem da Haas, que ao contrário do seu monolugar saiu com mazelas menores.
À emissão oficial, van der Merwe referiu que o local do incidente também o apanhou de surpresa e admitiu que é notável o piloto ter saído sozinho: ‘Foi uma grande surpresa também para nós, em 12 anos não vi assim tanto fogo num impacto como este. Demorámos algum tempo a processar o que estava a acontecer. Tenho a certeza que foi só cerca de um segundo, mas pareceu anos. O Romain começou a sair do carro por ele mesmo, o que é incrível depois de um acidente como este’.
O sul-africano considera que sem um dos elementos de segurança desenvolvidos e implementados atualmente tudo poderia ter sido diferente: ‘Ainda não. Tivemos algum alívio quando voltámos ao paddock e ele estava bem. Muito impressiona. Mostra que todos os sistemas que desenvolvemos – halo, barreiras, cintos de segurança – tudo funcionou como devia. Sem uma dessas coisas, o resultado teria sido muito diferente’.