Nasser Al-Attiyah ficou na segunda posição do Dakar 2021. Apesar de vencer o prólogo e cinco de 12 etapas, o homem da Toyota perdeu muito tempo devido a furos ao longo da prova e acabou em segundo a 13m51s do vencedor, Stéphane Peterhansel (X-Raid/MINI JCW Buggy).
As primeiras palavras proferidas pelo qatari depois do final, ao site oficial do Dakar, foram de agradecimento: ‘Gostaria de agradecer à equipa. Fizemos um trabalho incrível sem erros meus, do meu navegador [Matthieu Baumel] ou da equipa. Trabalhámos muito, muito no duro’.
Para Al-Attiyah, não é possível fazer muito mais contra buggy, pelo que voltou a pedir mudanças nas regras: ‘O que podemos fazer? Este é o segundo ano em que estamos a lutar contra os buggy. Para mim, só precisamos de mudar as regras para ser justo para todos, é isso. É claro que estou desapontado, mas felizmente acabámos a corrida. Estou mesmo orgulhoso da equipa e do que fizemos desde que eu entrei na equipa. Tenho a certeza que voltaremos mais fortes no ano que vem e poderemos obter a vitória’.
O piloto confidenciou ainda que o desapontamento é maior do que em 2020: ‘É claro que estou mais desapontado do que no ano passado, porque se só tens quatro dedos e não cinco dedos como todos os outros, não ajuda. Acho que precisamos de mudar as regras contra os buggy porque agora os buggy ganham há cinco anos contra os carros de tração integral. Não há dúvida, não é uma regra justa. Oxalá os organizadores a mudem, caso contrário não estaria interessado em voltar’.