15 C
Lisbon
17 Fevereiro 2019
Dakar Destaques

Al-Attiyah deu à Toyota o primeiro título no Dakar; Sainz ganhou última etapa

Pela primeira vez em 41 edições, um carro da Toyota ganhou o Dakar. O responsável foi Nasser Al-Attiyah, que assim fez história com o seu terceiro título na prova. Na décima e última etapa, realizada esta quinta-feira, a vitória foi de Carlos Sainz, que assim se despede da edição de 2019 em alta.

A missão de Al-Attiyah nesta derradeira tirada era relativamente fácil: com mais de 51 minutos de vantagem no topo da classificação, só precisava de gerir o andamento nos 112km cronometrados e manter-se a salvo de surpresas desagradáveis. E foi o que fez, estabelecendo o nono registo.

Distou 9m01s de Sainz. Depois de vários momentos negativos e desapontantes, o espanhol do MINI JCW Buggy terminou com um ‘sabor’ ligeiramente mais ‘adoçado’ ao vencer pela única vez em 2019 na última tirada. Ficou 42 segundos na frente de Sébastien Loeb (PH-Sport Peugeot), que assim selou o terceiro lugar final. Quanto a Sainz, acaba em 13.º.

Cyril Desprès (MINI JCW Buggy), Benediktas Vanagas (Toyota) e Jakub Przygonski (MINI All4 Racing) encerraram o lote dos cinco mais rápidos do dia na frente de Nani Roma (MINI All4 Racing), que com este sexto registo garantiu o segundo posto final. Boris Garafulic, navegado pelo luso Filipe Palmeiro, foi sétimo e segurou o top dez final subindo a oitavo.

Nas contas finais, Al-Attiyah bateu Roma por 46m42s, numa edição em que o qatari foi bastante regular: exceptuando neste último dia, só falhou o top quatro quando foi 11.º na segunda etapa. Além do oitavo posto de Palmeiro ao lado de Garafulic, de destacar ainda que Bruno Martins fez o 28.º registo da última etapa para acabar em 55.º.

Top dez da décima etapa:

Top dez final:

Créditos da imagem de capa: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool

Related posts

Hamilton vence no Brasil e adia decisão do título

Redacção

Como Lewis Hamilton se pode sagrar campeão em Austin

Bernardo Matias

Mundial de Ralicross em Montalegre até 2022

Bernardo Matias

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com