Dois dias separam Nasser Al-Attiyah da vitória no Dakar 2019. O piloto tem mais de 46 minutos de vantagem face ao segundo classificado dos carros, Nani Roma (MINI All4 Racing) a duas etapas do fim, depois de ontem ter sido o segundo classificado da oitava tirada.
O homem da Toyota analisou assim a etapa de ontem em declarações ao site oficial do Dakar: “Foi um bom ritmo a que atacámos. Quando começámos com o Stéphane [Peterhansel] 30 minutos à nossa frente no que toca à hora de partida, não sabíamos qual era o nosso ritmo, se íamos ser rápidos ou lentos. Mas ficámos verdadeiramente surpreendidos quando vimos o quadro na meta, mostrando que estávamos na frente por 20 minutos, depois oito à frente do Nani [Roma]… sim, estou muito feliz”.
Al-Attiyah realçou depois que o dia não foi isento de contratempos: “Tivemos um pneu furado, um furo lento, das dunas de areia – foi um grande impacto. Mas estou feliz, estou muito feliz. Nunca ficámos presos nas dunas e eu mantive um ritmo verdadeiramente bom. Foi um dia bom e o Mathieu [Baumel, navegador] também fez um bom trabalho com a navegação. Quando vemos duas trajectórias, é também mais fácil para nós”.
O qatari referiu de seguida que tem uma abordagem dia-a-dia que irá manter nesta recta final: “Ainda há dois dias do Dakar em falta e estamos muito felizes com a forma como está a correr até agora. Trabalhamos dia-a-dia: estou muito feliz por termos terminado esta etapa com um bom ritmo […]. Tentaremos gerir os dois próximos dias”.
Créditos da imagem: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool